PAÇO DO LUMIAR - MARANHÃO!

on quinta-feira, 8 de julho de 2010

RELATÓRIO DA VIAGEM MISSIONÁRIA A SÃO LUIZ DO MARANHÃO – PAÇO DO LIMIAR

Paço do Lumiar é um pequeno município dentro da ilha de São Luís onde foi instalada uma das primeiras missões da Companhia de Jesus. A cidade, antiga Anindiba dos indígenas, foi fundada pelo padre Luís Figueira e entrou para história como uma das mais antigas localidades do Maranhão e conta hoje com cerca de 103 mil habitantes. Recentemente criada pelo desmembramento de São José de Ribamar, Paço do Lumiar ainda é pouco desenvolvida, caracterizada por ser uma cidade dormitório, já que a maioria dos seus habitantes trabalham em São Luís.

O município de Paço do Lumiar conta com duas ilhas (Ilha de Tamembela e Ilha de Anuju) e duas praias (Praia do Meio e Olho de Porco). A Praia do Meio é bastante freqüentada pelos praticantes de Jet Ski, ultraleve e de esportes a vela; a Olho de Porco é um local aprazível e preferida para a pesca.

A sede do município é uma área pacata, típica de interior. A cidade possui grandes áreas verdes ainda não ocupadas por atividades humanas. Os principais pontos turístico-históricos são as igrejas (Igreja de Nossa Senhora da Luz, construída pelos jesuítas), sítios arqueológicos, arte e artesanato (peças em renda, bordados, aplicações em tecidos, cestos de palha, cerâmica, entre outros).

As manifestações populares são representadas principalmente pelo Bumba-meu-boi, Tambor de Crioula, Tambor de Mina e a Festa do Divino Espírito Santo, além do Festival do Coco d'Água Iguaíba.

O município vive hoje de atividades primarias como a fruticultura e a pesca de peixe e camarão.

Na periferia da cidade vive uma classe de empobrecidos e esquecidos pelo poder público. Famílias que ganham apenas 200 reais por mês. Não existe saneamento básico. Esgoto corre céu aberto. O que muitos chamam de ruas, são verdadeiros caminhos esburacados que vão se fechando à medida que o mato insistentemente cresce.

Os transeuntes sem alternativa disputam o caminho com o lixo, ratos e pequenos animais soltos. À noite estas “ruas” são iluminadas por luzes bruxuleantes que vem dos postes comprados pela própria população, muitas vezes tem que comprar também as lâmpadas.

Ao entardecer cada morador de fronte ao poste, com auxílio de uma vara que fica encostada nele, liga sua chave e de manhã repete esta ação para desligar a luz, pois, sensores, ainda não chegaram por lá.

Esta população sofrida tem que pagar a energia consumida em sua casa e também a da rua, se quiser ter iluminação pública. Esta é uma exigência da companhia de energia elétrica junto ã população devido a omissão da prefeitura.

Escola, posto de saúde, hospital, mercearias, não existem ali. Se precisarem destes serviços básicos tem que andar alguns quilômetros para pegarem um ônibus, mesmo assim tem que esperar na hora certa, pois são poucos.

Este é o bairro Thiago Aroso, onde mora Paulo Felipe. As famílias têm somente o básico, isto é; arroz, feijão e macaxeira. As crianças não sabem o que é uma bolacha, Danone e até leite, daí a desnutrição.

Paulo Felipe luta muito, junto ao presidente da comunidade do bairro para mudar a sorte deste povo. Mas, os presidentes destas comunidades parecem seguir os exemplos negativos da prefeitura e também da governadora do estado.

Mesmo assim ha mais de um ano ele reúne um grupo de pessoas para evangelizar. Inconformado com o esquecimento do poder público e também das igrejas evangélicas, pois há somente uma Assembléia de Deus, no meio de quase duas mil pessoas residentes neste bairro.

Paulo Felipe que foi criado desde pequeno na igreja Batista confirma seu chamado para servir e dar o melhor para seu grupo.

Ele, não concorda com o evangelho desfigurado do sensacionalismo. Ele tem sede da verdade e na procura constante, acha um site dos menonitas nos Estados Unidos que o remete para o contato com a Junta Menonita de Missões internacionais e Aliança Evangélica Menonita.

Hoje depois de visitá-lo, nesta viagem missionária, Pr.Mário e eu, trazemos esta realidade em fotos e filmes para que cada um saiba o quanto temos por fazer em Paço do Lumiar, mais precisamente no bairro Thiago Aroso.

A “igreja” mesmo se reunindo debaixo de uma árvore de fronte a casa do missionário, agora tem identidade. Seu nome: Igreja Evangélica Menonita no Paço do Lumiar – Bairro Thiago Aroso.

Quando chove, Paulo os leva para dentro de sua casa com apenas três cômodos. Desmonta a cama de casal e espalha cadeiras emprestadas de maneira que mesmo apinhados os irmãos possam participar dos cultos. Ele mesmo não tem cadeiras ou mesa.

Assim começa o culto. Tem muitas crianças, jovens e adultos, sendo a maioria mulheres.

Hora da palavra, as crianças vão para a pequena cozinha com Paloma, sua futura esposa. Ali ela conta histórias da bíblia. Não tem figuras a não ser folha sulfite desenhada por ela mesma para ilustrar. Chegou a hora de pintar, mas, não tem lápis de cor nem folha desenhada para todos.

Antes de deixá-los, compramos algumas caixas de lápis de cor e cera e também folhas de sulfite.

Agora vão para o encerramento. Paloma serve “economicamente” um bolo de chocolate com refrí (o mais barato, é claro). Não sei como ela arranjou isto, pois ao abrir sua geladeira (com permissão), nada vi senão duas pequenas panelas que deveriam ter arroz e feijão. No outro dia fizemos uma compra para abastecê-los, pelo menos por uns dias.

Numa entrevista, Paulo que é professor da rede municipal e Paloma, cabeleireira confirmam entre outras coisas o chamado para servir. Estão convictos de que o PRONAM no Paço do Lumiar é uma realidade e que eles foram chamados para este ministério.

Ele, muito dedicado, está cumprindo todos os requisitos da junta de missões, aplicando-se ao estudo do Obreiro Aprovado e posteriormente o curso do CLC (Curso de Liderança Cristã).

Além do Obreiro Aprovado, Paulo precisa de livros que o auxiliam na preparação de cultos, sermões e de aconselhamento.

Sua comunidade precisa urgentemente de: Bíblias, folhetos, livros de história para as crianças, lápis de cor, massinhas, tesoura, cola etc. Veja o que está sobrando em sua igreja, quem sabe é o que está faltando para nossos irmãos em Thiago Aroso.

Paulo também pede que construamos uma sala anexa à sua casa, em seu próprio terreno, para abrigar melhor as pessoas que chegam para os cultos, pois quando chove não tem como abrigar a todos dentro de sua pequena casa. Posteriormente este cômodo ficará como um cômodo de sua própria casa.

Temos certeza que o crescimento deste projeto será rápido daí a necessidade de comprarmos um terreno bem grande, que ali no presente momento pode ser adquirido por um preço bem barato, em torno de sete mil reais.

Paulo Felipe e Paloma, contam com o apoio de sua mãe Eline e de sua sobrinha Luana e das jovens e senhoras que participam do grupo.

Por enquanto, eles usam cadeiras emprestadas, mas precisamos comprar algumas cadeiras, mesas e outros utensílios para dar condições de trabalho.

Amados irmãos e irmãs, este trabalho é mais um desafio que o Pai está entregando em nossas mãos. Se assim Ele o fez é porque Ele deseja que nós obedeçamos a sua vontade.

Tanto eu como Pr. Mário, vimos ali nestes dias, um campo virgem e uma comunidade sedenta de conhecer a palavra, que graças a Deus ainda não tem lixo em suas mentes e corações. Suas mentes e corações estão abertos para ouvirem a mensagem salvadora e transformadora do Senhor Jesus Cristo.

O que podemos fazer? Vamos começar com nossa igreja. Conversem com seu pastor ou com o coordenador de missões e marquem uma reunião para tratar deste assunto. Daí, veja como poderão ajudar neste projeto. Logo em seguida enviaremos uma lista resumida de prioridades. Caso você sinta tocado para contribuir financeiramente na compra do terreno, fique a vontade para fazê-lo. Sempre gosto de citar um de nossos slogans que é: “Juntos, somos mais fortes”. Antes de tudo, amados, coloquem estas necessidades diante do trono da graça, a fim de que Deus lhes dê direção certa.

Por favor, não deixem esta informações caírem no esquecimento, pois muitas vidas no Paço do Lumiar – Bairro Thiago Aroso, dependem de nosso apoio.

No amor de Cristo que nos alcançou.

Paulo Campos

Secretário

Ribeirão Preto, 8 de julho de 2010.

Contribuições:

Aliança Evangélica Menonita

Banco Itaú - Ag. 0865 c/c 35.491-4

http://missoesmenonitas.blogspot.com

www.aliancamenonita.org